III. Capítulo
 
- III. Capítulo
- Activitade 1
- Activitade 2
- Activitade 3




Série de actividades: Electricidade / Electromagnetismo

 

Download: Electricidade.zip 

 

Contacto: Richard-von-Weizsäcker-Berufskolleg, Lüdinghausen/Germany

Rvw-bk-lh@kreis-coesfeld.de

 

Actividade 1: Corrente eléctrica

Categoria: Electricidade

Grupo-alvo: Crianças da educação pré-escola dos 4 aos 6 anos.

Objectivo: Tomar consciência que a electricidade flui através de condutores eléctricos.

Onde? Sala do grupo, laboratório, outra sala

Quanto tempo? aprox. 40 minutos

O quê? Fazer um circuito eléctrico  usando uma bateria.

Preparação: Material: fio eléctrico, bateria (voltagem adequada à lâmpada), lâmpada, casquilho, dois clips, alicate, chave de parafusos, cartão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passos: As crianças estão sentadas numa sala escura, o educador pede-lhes que acendam a luz e pede-lhes que pensem por que razão a lâmpada acende. As crianças dizem o que pensam.

O educador coloca na mesa o material necessário para um circuito eléctrico e pergunta às crianças se acham que podem fazer acender a lâmpada com o material que lhes fornece. As crianças fazem experiências com a ajuda do educador até descobrirem o circuito eléctrico.

 

Instrução: Primeiro, retira-se o isolamento da extremidade de três fios, com a ajuda do alicate. Ligam-se as extremidades (esta actividade pode ser preparada pelo educador).

Aperta-se a lâmpada no casquilho. Usa-se como interruptor um pedaço de cartão com 3x5 cm.

Então, liga-se a extremidade do fio ao polo da bateria. A outra extremidade fixa-se ao casquilho.

Uma extremidade do segundo fio é fixada no outro lado do casquilho e a outra enrola-se à volta de um clip que se coloca no interruptor de cartão.

Uma extremidade do terceiro fio é ligada ao segundo polo da bateria e a outra é também enrolada num clip. Coloca-se um outro clip por baixo antes de o fixar ao cartão. O clip serve de interruptor. "O circuito eléctrico funciona!"

 

 

Circuito eléctrico:

Explicação científica: A corrente eléctrica apenas flui quando circula de um dos pólos da bateria (polo negativo) para o outro (polo positivo). A electricidade consiste de minúsculas partículas chamadas electrões: A bateria põe-nos em movimento logo que o circuito se fecha.

A propósito: Todos os metais são bons condutores.

 

Variação possível: Para o interruptor também se pode usar placas de Madeira e tachas. Em vez dos clips de papel, também se pode colocar à disposição das crianças ouro tipo de material não-condutor.

Nota: Na bibliografia fornecida também se pode encontrar exemplos interessantes que mostram a aplicação de circuitos eléctricos (construir um escaravelho eléctrico ou um farol, iluminar uma casa de bonecas.

 

Fonte:

Ardley, Neil: Spannende Experimente aus Natur und Technik, Bindlach 1998

Cash, Terry u. Taylor, Barbara: Elektrizität – Experimente, Tricks und Tips