O Projeto | I. Capítulo | II. Capítulo | III. Capítulo | Recursos | Forum
 
Paceiros




Richard-von-Weizsäcker-Berufskolleg

A Richard-von-Weizsäcker-Berufskolleg (RvW-BK) é uma escola profissional com 2700 alunos e 133 professores que oferece cursos numa multiplicidade de áreas. O departamento de estudos sociais no qual se desenvolve este projecto proporciona os seguintes cursos:

 

Ø        Escola de pedagogia social (conduz à qualificação de mestre ou de técnico)

Ø        Escola de cuidados de saúde (conduz à qualificação de mestre ou de técnico)

Ø        Escolas profissionais de tempo integral de assistência social e cuidados de saúde com cursos de educação de infância, assistência social e saúde

Ø        Escola de estudos sociais (certifica para o acesso à universidade de ciências aplicadas)

Para além do campo dos estudos sociais, outros departamentos da escola dedicam-se à administração, tecnologia e economia doméstica. Foi esta a estrutura indicada para a coordenação do projecto. O conhecimento e as competências dos outros departamentos, especialmente o de tecnologia, serão muito relevantes para o projecto, no que respeita, quer à organização, quer ao conteúdo do projecto. Acresce que o departamento que desenvolve o projecto (Escola de pedagogia social) está equipado com a mais recente tecnologia e com computadores que permitem o acesso directo dos alunos à Internet.

Além disso, a instituição coordenadora angariou experiencia no desenvolvimento de projectos internacionais no contexto do LEONARDO DA VINCI II/Mobilidade, desde 1999. Na qualidade de instituição coordenadora, recebemos apoio não só das estruturas de administração das escolas, mas também da logística do EU-Geschäftsstelle der Bezirksregienmg Münster (Departamento das relações europeias, Governo Regional de Münster), especialmente dirigido ao desenvolvimento do projecto e disseminação de resultados, tanto a nível nacional como internacional.

No que respeita à formação de futuros educadores de infância recorrer-se-á à produção e testagem de materiais audiovisuais, no seu sentido mais amplo, com vista a facilitar a aplicação da educação tecnológica precoce, o que será feito tomando em devida conta as características de socialização dos rapazes e das raparigas e os processos de naturalização. O tratamento deste tema conduz ao desenvolvimento de conceitos inovadores no departamento e corresponde aos propósitos do projecto da escola.

 

Tarefas: Coordenação e avaliação do projecto, desenvolvimento e testagem de material pedagógico e didáctico aplicado à educação tecnológica precoce no contexto da formação de professores do jardim de infância e da educação pré-escolar, desenvolvimento de uma base de dados virtual que tem por objectivo divulgar os resultados do projecto, tanto a nível nacional como internacional, cooperação na elaboração do manual.

 

 

Berufsbildende Schulen VII der Stadt Braunschweig - Fachbereich Sozialwesen (Escola Profissional VII em Braunschweig - Departmento de Estudos Sociais)

A Escola Profissional e o Departamento de Estudos Sociais foram fundados em 1875. Hoje em dia há 470 alunos das regiões de Helmstedt, Königslutter, Gifhom, Wolfenbüttel, Homburg and Braunschweig que se especializam nos seguintes domínios:

Ø        Escola de Assistentes Sociais (confere certificado profissional: assistente social)

Ø        Escola de Pedagogia Social (confere certificado profissional: diploma nacional de educador de infância; opcional: certificado de acesso à universidade de ciências aplicadas)

Ø        Escola de Estudos Sociais (confere certificado de acesso à universidade de ciências aplicadas)

 

A Escola Profissional VII Braunschweig é financiada pela cidade de Braunschweig. O projecto está inserido na formação inicial de educadores de infância, em particular nos cursos com perfil tecnológico. Os educadores têm 5 aulas por semana de "ensino tecnológico precoce" e recebem outro tipo de formação relacionada com a interdisciplinaridade e educação tecnológica e intercultural. Este projecto contribui consideravelmente para o desenvolvimento do perfil e do projecto desta Escola Profissional VII Braunschweig.

 

Tarefas: Desenvolvimento, testagem e avaliação de materiais pedagógicos e didácticos para a educação de infância e cooperação na elaboração do manual.

 

 

 
Volkswagen Coaching GmbH

A Volkswagen Coaching Ltd. é uma subsidiária da Volkswagen Inc. a 100 %. Em Dezembro de 2003, os seis postos comerciais de âmbito nacional da VW-Coaching Ltd. empregavam 856 pessoas. Em 2003, a empresa atingiu um volume de negócios de 137 milhões e, nesse mesmo ano, cerca de 36.000 participantes receberam formação em cerca de 4.100 cursos. A Volkswagen Coaching organiza a formação total de aprendizes da Volkswagen Inc. Nesta altura há aprendizes em 33 empregos diferentes nos sectores da administração, tecnologia e indústria. A Volkswagen Coaching Ltd. tem vindo a trabalhar nos seguintes domínios: Aprendizagem & Formação Contínua, Ideias e Gestão, Desenvolvimento Organizacional, Consultoria, Coaching, AutoUni, Projectos do Mercado de Trabalho. A principal actividade da Volkswagen Coaching reside na formação profissional de aprendizes, na formação contínua de empregados da Volkswagen e na formação de empresas. Têm sido organizadas e desenvolvidas numerosas actividades no contexto da formação profissional inicial.

 

Tarefas: Consultoria Técnica/Aconselhamento e apoio no domínio da formação profissional. Desenvolvimento, testagem e avaliação de diferentes experiências para a elaboração do manual. Cooperação na elaboração do manual.

 

 

Universitat de Barcelona

Os elementos da Universitat de Barcelona que tomam parte neste projecto SOKRATES pertencem ao Departamento de Didàctica de les Ciències Experimentals i de la Matemàtica (Didáctica da Matemática e das Ciências). A formação científica destes elementos situa-se maioritariamente no campo da física, enquanto que a profissional está relacionada com a formação em ciências experimentais.

O departamento centra-se sobretudo na formação dos educadores de infância e professores primários da Faculdade de Formação de Professores. Tem também a seu cargo o ensino de disciplinas de outros cursos, tais como a disciplina de Didáctica da Física pertencente ao Curriculum da Física da Faculdade de Física.

Além disso, o departamento também oferece um programa independente de pós-graduação com a designação de Informática para professores de escolas primárias e secundárias e um programa de doutoramento em Didàctica de les Ciències experimentals i de la Matemàtica, especialmente dirigido a professores de ciências e matemática do ensino secundário.

Os membros do departamento têm experiência de investigação em Ensino das Ciências Experimentais, e-learning, consultoria a escolas primárias e secundárias quanto ao ensino das ciências e criação de materiais de ensino.

No âmbito da inter-relação entre as ciências naturais, a tecnologia e a sociedade, o Departamento de Ensino das Ciências e da Matemática contribui com o seu conhecimento e competências no domínio metodológico e didáctico, com vista a atingir os objectivos do projecto.

 

Tarefas: Cooperação no domínio do suporte didáctico da educação científica e tecnológica, desenvolvimento e testagem de materiais para promover e desenvolver a educação científica e tecnológica precoce, e cooperação na elaboração do manual.

 

 

Haagse Hoogeschool

A Haagse Hoogeschool (HHS) contribui com o seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento do projecto SOKRATESt. A Haagse Hoogeschool possui uma larga experiência no desenvolvimento e produção de módulos e unidades técnicas que podem ser utilizadas pelos estudantes em actividades com crianças, para criar e realizar uma variedade de produtos e aplicações. Estas actividades são enquadradas por orientações curriculares. No contexto da preparação dos exames finais, os estudantes  lidam durante mais que 400 horas por ano com assuntos relacionados com o campo da tecnologia. Durante esta fase em que alguns alunos recorrem a instituições parceiras da universidade, é produzida uma grande variedade de jogos mecanizados, colecções de materiais didácticos e ideias para a elaboração de outros. A HHS possui conhecimento especializado no domínio do equipamento técnico de salas de aula e centros de actividades, nos quais crianças e estudantes têm a oportunidade de tomar contacto com fenómenos e equipamento tecnológico. A HHS coopera com trabalhadores e peritos de indústrias metalo-eléctricas que oferecem cursos e actividades de formação de professores no contexto de programas BTA-ME. Novas formas de ensino tecnológico são também testadas. No decurso do seu estágio nas escolas e durante os cursos, os estudantes podem também desenvolver e testar materiais tecnológicos.

 

Tarefas: Desenvolvimento, construção e testagem de brinquedos mecano-tecnológicos para apoiar o desenvolvimento de competências tecnológicas e a criatividade das crianças, cooperação na elaboração do manual.

 

 

"Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa é uma instituição universitária cujos objectivos fundamentais são o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade nos domínios da Psicologia e das Ciências da Educação.A Faculdade concede licenciaturas de cinco anos, mestrados e doutoramentos em várias áreas da Psicologia e das Ciências da Educação. É uma Faculdade pequena, com 104 professores e investigadores, a maior parte dos quais já doutorados, cerca de 40 funcionários não docentes e de 1000 alunos.


No que respeita às suas relações com os sistemas educativo e de formação vocacional, o Grupo das Ciências da Educação possui uma vasta experiência nomeadamente na profissionalização de professores do Ensino Secundário, na formação de quadros superiores para a administração das organizações educativas, na formação de jovens capazes de intervirem em projectos de desenvolvimento e animação local, na educação de adultos, na organização e animação da formação, nas tecnologias educativas, em estudos pós-graduados (diplomas universitários, mestrados e doutoramentos) em várias áreas de especialização (nomeadamente educação de adultos, administração educacional, forrmação de professores e desenvolvimento curricular) e na investigação nos domínios educativo e formativo.

Relativamente à investigação, a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Ciências da Educação possui uma extensa experiência na cooperação internacional, sendo parceiro ou a instituição responsável em diversos projectos de investigação internacionais (e nacionais) em temas relacionados com a formação de professores, a formação vocacional, a educação de adultos, a "governação" das instituições educativas, as TIC e a educação multimédia, a organização e a avaliação da formação.

Entre os seus alunos do curso de Ciências da Educação encontram-se alguns professores do ensino básico e educadores de infância, cujas experiências explicam os conhecimentos acumulados e desenvolvidos na Faculdade no que se relaciona com a educação infantil. Estas experiências, partilhadas com outros alunos e docentes, tornam-se objecto de estudo e contribuem para a a produção de conhecimento nesta área da formação.

 

Tarefas: Discussão sobre o estado da arte em educação tecnológica precoce e sobre a criança, as suas características e processos de aprendizagem; desenvolvimento, experimentação e avaliação de materiais; desenvolvimento de experiências com o objectivo de serem incluídas no hand-book on-line destinado à educação tecnológica precoce; análise do conteúdo do hand-book, do ponto de vista pedagógico."