Catalunha | Holanda | Alemanha | Portugal | Síntese
 
Capítulo 1

Download




Síntese

 

Se se comparar o estado da investigação relacionada com o tema “educação tecnológica precoce”, nos países que participaram neste projecto (Alemanha, Holanda, Portugal e Espanha), verificar-se-á que em todos eles a educação tecnológica precoce não desempenha um papel relevante na educação pré-escolar ou primária ou não chega sequer a ser tomada em consideração, se considerada na acepção da seguinte definição:

“A educação tecnológica precoce sensibiliza as crianças para os fenómenos científicos e técnicos. Cria oportunidades para desenvolver e apoiar o interesse das crianças e a sua compreensão de princípios básicos de ciência e tecnologia, promovendo experiências e desenvolvendo capacidades. Está concebida para o grupo etário dos 3 aos 10 e para ambos os sexos e ocorre no contexto do mundo emocional, cultural e social das crianças. Tem em conta a variedade de conceitos de ensino, processos, materiais e métodos.”

Apenas na sub-área das tecnologias da informação e comunicação se encontram projectos isolados, em todos os países, que têm tentado motivar este grupo etário.

As meninas e as mulheres estão sub-representadas em profissões técnicas e em programas de estudo e formação. As instituições dos países participantes envolvidas no projecto tencionam abrir caminho no sentido de equilibrar estes deficits, implementando a ideia de “gender mainstreaming” na educação pré-escolar e primária. Na opinião dos parceiros, para alcançar este objectivo, é absolutamente necessário introduzir esta questão na formação inicial de educadores de infância e professores de 1º ciclo e, além disso, formar e sensibilizar a este respeito o pessoal em exercício, aliás, maioritariamente feminino.

Enquanto que todos os países participantes dispõem de curricula para a educação primária nos quais são contemplados temas de âmbito científico-técnico, a Holanda e a Espanha também têm curricula para a educação pré-escolar, embora negligenciem estes temas. Contudo, em Portugal, o currículo de formação de educadores de infância contém a área “conhecimento do mundo” que inclui conteúdos da física e química (luz, ar, água, etc) e da biologia. O objectivo é fazer um primeiro contacto com métodos científicos possíveis e motivar as crianças para fenómenos técnico-experimentais. Na Alemanha, a missão educativa da educação pré-escolar está definida na lei, mas não lhe corresponde nenhum currículo concreto.

A análise deste status quo mostra que, sobretudo na educação pré-escolar e com a excepção de Portugal, se negligencia claramente a disciplina “Educação Tecnológica Precoce”.

Daqui decorre a necessidade de os parceiros desenvolverem uma concepção pedagógico-didáctica para esta temática (vide capítulo 2 deste manual) que tome em conta as abordagens que já existem em Portugal e que, a prazo, possam conduzir a um currículo adequado aos outros países.

No decurso do projecto os meios educacionais altamente diversificados e as diferentes tradições levaram à necessidade de chegar a acordo quanto às fundações de uma concepção pedagógico-didáctica europeia, a ser desenvolvida numa perspectiva transnacional e transinstitucional, e quanto à concepção psico-pedagógica da criança e tarefas de ensino.

Enquanto que, na Holanda, a pedagogia segue uma orientação predominantemente construtivista e uma abordagem orientada para o desenvolvimento, as condições institucionais e educacionais em Portugal e Espanha conduzem a uma abordagem investigativa predominantemente orientada por projecto. Nas últimas décadas, a educação pré-escolar alemã tem sido enformada pela abordagem situacional que transforma as situações das crianças, as chamadas situações-chave, em pontos de partida e delas faz derivar os conteúdos e os métodos de aprendizagem. A análise de interesses comuns e diferenças conduzirá a inovações no trabalho didáctico-metodológico de cada um dos países, se aprender com as abordagens dos parceiros, testando-as e avaliando-as, quer nos seus próprios campos de trabalho, quer em instituições regionais que as pratiquem.

Também tu, como alguém interessado na matéria, estás cordialmente convidado a testar, na prática, os conceitos, projectos, métodos e materiais das páginas seguintes e a anunciar as tuas experiências no nosso chatroom.